
Quando a Noruega celebrou seu 100º aniversário de independência em 2005, Sissel foi convidada a representar a Noruega no programa mais antigo da história (está no ar desde 15 de Julho de 1929) : "Music spoken world" em conjunto com o Coro de Tabernáculo mórmon e Orquestra no Templo. Eles a convidaram em 2006 como convidado especial para o espetáculo de Natal anual deles chamado "Seasons of the spirit." Sissel recorda o compromisso de retorno como uma "volta ao lar" , tamanha foi a sua acolhida em Utah (USA). O resultado registrado foi o concerto CD / DVD , " Season of the spirit" que fixcou por cinco semanas em primeiro lugar na Billboard, e tambem foi indicado para receber o Grammy em 2007, na categoria Classicos.
O álbum mais novo de Sissel ,06 de novembrode 2007 , é chamado "Northern Ligths." É um projeto que ela tinha sonhado com o passar do tempo: uma gravação ao vivo de um concerto a Bergstaden Ziir, uma igreja do século 17 em Røros, Noruega. Este concerto espetacular está inspirado no inverno de Noruega e o"Blue hour"(um crepúsculo de inverno encantador) e o místico " Northern Ligths", a conhecida Aurora Boreal. Como convidado especial, o tenor José Carreras, fez parte deste concerto.
A música foi organizada formosamente por Kjetil Bjerkestrand. Os músicos que compartilham com Sissel são os Solistas de Trondheim, Nidaros Coro de Meninas Catedral e a própria banda de Sissel.
Este concerto também foi uma colaboração com o PBS, que foi ao ar nas estações PBS ao longo do E.U.A.. Ela voltou ao EUA em 2008 com o Concerto " Northern Ligths". "Com minha música, eu espero tocar os corações do ouvinte. Eu tenho que acreditar primeiro nisto para o fazer o ouvinte acreditar nisto. Este álbum e concerto sou eu . Eu verdadeiramente espero que você desfrute de minha música e minha "Luz Do norte!"" comentou Sissel em seu Blog.